Ortodontia x ortopedia funcional dos maxilares

Você sabe a diferença  entre a ortodontia x ortopedia funcional dos maxilares? A ortodontia é uma ciência desenvolvida nos EUA. Na Europa, outra corrente científica foi desenvolvida para a correção das más posições dentárias, que aqui no Brasil foi definida como ortopedia funcional dos maxilares.

Ortodontia x ortopedia funcional dos maxilares

Basicamente pode-se dizer que a ortodontia busca corrigir a forma dos arcos dentários para que a função mastigatória aconteça corretamente, enquanto a ortopedia funcional dos maxilares corrige a função mastigatória para que a forma dos arcos seja corrigida. Assim, podemos dizer que elas são duas especialidades da odontologia que possuem o mesmo objetivo.

Uma diferença fundamental entre elas é que a ortodontia foi criada basicamente para ser usada com aparelhos fixos, enquanto que a ortopedia funcional dos maxilares foi desenvolvida com o uso de aparelhos removíveis.

Com o desenvolvimento dos materiais odontológicos, a possibilidade do emprego de princípios da ortopedia funcional dos maxilares fixos cresceu muito, especialmente quando ainda existem dentes “de leite”. Este tipo de tratamento é utilizado.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Dr. Marcos Madeira – ortodontista

Santo André – ABC