Usar ou não usar chupeta – uma visão ortodôntica

Essa pergunta é extremamente recorrente entre os pais: usar ou não usar chupeta? A forma que o recém-nascido mama, respira e deglute influencia a posição que os dentes de leite nascem e se posicionam. Portanto, o aleitamento, seja natural ou artificial, é assunto para ortodontista.

Usar ou não usar chupeta - visão ortodôntica

A amamentação deve proporcionar aos lactantes uma plenitude gástrica e emocional para que, após a mamada, possa haver sono de qualidade. Lembrando que é durante o sono que o crescimento acontece e também dormir bem significa reparar as energias seja do recém-nascido seja do adulto. Quando a plenitude gástrica é atingida antes da plenitude emocional, a criança precisa fazer sucção sem finalidade nutritiva, e o ideal é que isso aconteça com ajuda de chupeta (“pacifier” em inglês, pode ser traduzido como “acalmador”)..

Dessa forma, a chupeta acaba sendo uma ferramenta extremamente aconselhável aos recém nascidos, desmistificando algumas teorias contrárias que, frequentemente, geram dúvidas entre pais e mães. Se alguém fizer essa pergunta a você: usar ou não usar chupeta, a resposta é sim.Mas isso também não quer dizer que é aconselhável que o bebê utilize a chupeta durante todo o dia, o que pode causar alguns problemas que apresentaremos em outros posts.

Para mais informações, entre em contato conosco.

Dr. Marcos Madeira – ortodontista

Santo André – ABC