A ortodontia é uma especialidade que se dedica ao realinhamento dos dentes nas arcadas superior e inferior. Mas você sabia que a saúde da sua boca está relacionada à saúde de todo seu organismo? A ortodontia pode lhe dar respostas para muitas queixas que são sanadas com a utilização de técnicas modernas para melhorar a mastigação e a posição dos dentes. Até mesmo problemas de postura podem estar relacionados à mastigação.

A ortodontia funcional avalia todas as relações entre a posição dos dentes e as funções do corpo e previne problemas como dores de cabeça, dores de ouvido e até mesmo problemas do sono. Ter os dentes alinhados corretamente é muito importante para uma mastigação correta, para a respiração e também para a fala. Se analisarmos a anatomia da nossa boca, notamos que todos os dentes têm um par correspondente, o que permite um encaixe perfeito, com a força e a posição corretas para a mastigação e a deglutição dos alimentos.

Dentes tortos sobrecarregam a ATM, aumentando a tensão no encontro da mandíbula e o crânio. Isso pode desencadear dores de cabeça e nos ouvidos, com a pressão do canal auditivo. A mandíbula também está associada à coluna, o que pode gerar dores nas costas e problemas posturais. Quando os dentes de baixo encontram os dentes de cima de forma errada quando engolimos ou mordemos, por exemplo, quando estão tortos, pode haver sobrecarga nos músculos mastigadores e nas ATMs. Isso pode desencadear dores de cabeça e próxima aos ouvidos, além de favorecer problemas posturais que podem se somar a dores na coluna ou nas costas.

Quando os dentes não se encaixam perfeitamente, a respiração correta também fica comprometida e a boca pode ficar aberta, especialmente quando dormimos. Daí desencadeiam-se outros problemas, como o ronco e a apneia do sono. Quando a respiração é feita pela boca, especialmente quando dormimos, a forma dos arcos dentários podem ser alterada e os dentes não se encaixam perfeitamente. A respiração bucal pode ter relação com outros problemas como ronco (quando há crescimento anormal das adenóides) ou até apneia obstrutiva do sono.

A apneia do sono é uma doença crônica, caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme. Ela pode causar sonolência durante o dia, ronco alto, despertar repentino, boca seca, cefaleia, déficit de atenção, entre outros problemas sérios que podem comprometer a saúde como um todo.

Avaliando o organismo como um todo, a ortodontia pode fazer grande diferença e melhor a qualidade de vida dos pacientes de maneira efetiva. Consulte um ortodontista!

Dr.Marcos Madeira

Atendimento
Fale agora via WhatsApp