Certamente, algumas irregularidades são observáveis quando precisamos de um tratamento ortodôntico ou usar aparelho dentário. Cabe a nós percebê-las e procurar um profissional da área. Alguns problemas são apenas estéticos, o que não quer dizer que não sejam importantes, afinal, ter um belo sorriso é muito significativo para a autoestima. Outros casos, mais graves, envolvem a capacidade de mastigação, a boa respiração e acabam afetando todo o organismo. Portanto, cuidar da ortodontia e usar aparelho dentário envolve não apenas beleza, mas também é fundamental para uma boa saúde.
Mas vamos lá: alguns pontos você pode observar nos dentes para saber se está precisando de uma consulta com o ortodontista. É importante ficar atento especialmente às crianças, uma vez que cabe aos pais identificar possíveis desvios e providenciar tratamento. É fácil de notar, por exemplo, quando os dentes ficam apinhados ou encavalados, ou seja, eles ficam fora do “arco” da mordida. Podem ficar assim por falta de espaço. Quando há excesso de espaço, também é fácil verificar, pois os dentes ficam separados, com espaço entre eles. Neste caso, além da questão estética, há também possíveis dificuldades na mastigação.
Você também pode observar se a linha média da arcada superior se encontra exatamente com a da superior. Se estiverem desviadas, também é importante procurar a orientação de um ortodontista.
Outra questão importante é quanto à mordida. Seus dentes se encaixam perfeitamente, a arcada de cima com a de baixo? Quando isso não acontece, podemos estar diante de desvios como mordida cruzada, mordida aberta (quando há espaço entre os dentes de cima e de baixo) ou mordida profunda (quando os dentes de baixo cobrem a arcada de cima). Também é possível observar quando os dentes de cima estão “para frente”, ou seja, mais avançados do que deveriam estar.
No caso das crianças, fique atento se seu filho chupa o dedo, baba no travesseiro, ronca ou dorme com a boca aberta. Preste também atenção na maneira como ele mastiga e se alimenta.
Todos estes probleminhas que parecem simples podem causar uma série de transtornos e desconfortos para a saúde. Por isso, preste atenção no seu sorriso e procure a orientação de um ortodontista!
Dr. Marcos Madeira